Projeto de gestão de água da UFSC apresenta novos objetivos e regiões participantes

22/05/2013 14:27

Projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água em SC foi retomado no dia 16 de maio. Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

O evento de retomada do projeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGA) em Santa Catarina foi realizado no dia 16 de maio, no auditório do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O projeto é desenvolvido pela UFSC em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), patrocinado pelo Programa Petrobras-Ambiental, com gestão financeira da Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão (Fapeu).

No evento estavam presentes: o gestor de projetos da Petrobras, Marcos Vinicius Almeida; os representantes das instituições parceiras; os envolvidos diretamente na primeira edição – bolsistas e professores coordenadores falaram sobre a sua experiência no projeto. “Talvez o projeto tenha tido mais impacto na capacidade de mobilização das pessoas”, afirmou o professor Sérgio Roberto Martins, coordenador do TSGA I.

O coordenador geral do projeto, Paulo Belli Filho, apresentou os objetivos, o cronograma e a metodologia da segunda edição, a qual participarão as regiões de Concórdia, Ituporanga, Biguaçu, Tijucas, Urubici, Braço do Norte, Orleans, Tubarão e Bacia de Araranguá.

Foto: Jair Quint/Agecom/UFSC

O projeto pretende: – implementar tecnologias sociais para o uso eficiente da água na rizicultura e na suinocultura e para proteção das fontes de água, superficiais ou subterrâneas, usadas para o abastecimento público; – fortalecer as atividades de formação e capacitação em temas relacionados com o uso eficiente da água e preservação dos recursos hídricos, com prioridade para alunos do ensino fundamental (rede municipal e estadual) e corpo técnico das comunidades e organizações parceiras do TSGA; – disseminar tecnologias sociais para o saneamento básico rural.

O TSGA é um projeto que visa aumentar a capacidade de gestão local de bacias hidrográficas em Santa Catarina, por meio da disseminação e implementação de práticas de produção e saneamento do meio rural como tecnologias sociais que visam o uso sustentável da água. A primeira edição realizou atividades no estado de 2007 a 2010 e foi destaque nacional em 2008 na área de saneamento ambiental, recebendo prêmio do Instituto Biosfera.

Mais informações com Paulo Belli no e-mail paulo.belli@ufsc.br.

Vitória Greve/ Estagiária de Jornalismo da Agecom/UFSC
vitoriagreve08@gmail.com

Tags: Paulo Belli FilhoProjeto Tecnologias Sociais para a Gestão da Água (TSGAUFSC